Domingo, 16 de Abril de 2006

PÓ DE TALCO

Hoje é dia de Páscoa e, para quem não sabe, é apenas um domingo como outro qualquer mas com um nome mais catita. Porém, neste dia, tenho uma tradição muito chata pois tenho sempre que visitar a minha avó. Eu gosto muito da velhota e visito-a quase todas as semanas mas neste dia nunca me dá jeito nenhum, até porque está tudo fechado na rua por ser feriado. A minha avó insiste que a visite para me dar os ovinhos da Páscoa e lá tenho que fazer o frete todos os anos. Além de não ter os canais codificados do cabo, também não tem consola de jogos, e é escusado ouvir um dos seus cedês pois apenas variam entre o Padre Borga e o Frei Hermano da Câmara. Depois de me pôr a par de todas as suas maleitas físicas e do elevado preço dos medicamentos, eis então que me serve os famigerados ovos da Páscoa. Não sem antes dizer umas quantas coisas que não entendo, embora sempre tenha desconfiado que se trata de uma oração qualquer. O que mais me chateia em todo este ritual anual, não é o facto de ir visitá-la, mas sim a confecção dos tais ovos. Mas porque raio desmancha sempre os ovos estrelados? Até eu consigo estrelar um ovo melhor do que ela e não tenho nem metade da sua experiência à frente duma frigideira. Vai para quinze anos em que não me consegue estrelar um ovo em condições, sem ter a gema toda desfeita e as claras todas remexidas. E vem mesmo a propósito, pois seria bem mais fácil, fazer-me antes ovos mexidos e de preferência com queijo e bacon. O que vale é que gosto muito da minha avó e faço-lhe a vontade em molhar o pão naquele ovo estrelado defraudado como se nada fosse. Por vezes penso para comigo como seria bom ter uma avó espanhola pois assim comia uma bela tortilha, ou então talvez não. Também não era mal pensado se a minha avó fosse alentejana e me fizesse uns ovos escalfados… Mas bem vistas as coisas, o problema não é o local de nascimento da minha avó nem tão pouco a qualidade dos ovos. A verdade única e absoluta resumem ao facto da minha avó não saber estrelar ovos. Vou tentar convencê-la a pelo menos tentar cozê-los no próximo ano, embora hajam sérias probabilidades de acabar por comer os ovos cozidos da Páscoa com cascas e tudo. Obrigado.

chavascado por suinoecultura às 00:00

VER BOLOTA | DEIXAR BOLOTA | COLHER BOLOTA
8 comentários:
De rosamaria455@hotmail.com a 16 de Abril de 2006 às 20:38
Sabes, nos últimos dias não tenho conseguido entrar aqui.Ainda hoje de manhã tentei, mas , eis que finalmente consigo ver que diabruras nos deixas!!
Bom, tem lá mais um pouco de paciência, para a avó, e para os ovos desmanchados...!
Um beijo para ti, e resto de um bom domingo
De rosamaria455@hotmail.com a 16 de Abril de 2006 às 20:44
Ah!! E o link no meu "à flôr da pele" já está correcto. As minha sinceras desculpas :))
De helluah a 16 de Abril de 2006 às 21:19
bom, deixe me que lhe diga que avos alentejanas sao do melhor, só elas sabem onde comprar o belo do pao alentejano, e os ovos escalfados com a bela da tomatada à alentejana, já para nao falar da acorda.. bom, mas nao estamos aqui para falar de culinaria, mas sim da pascoa.. ora entao tenha uma boa pascoa!
De MEDUSA a 16 de Abril de 2006 às 22:10
Não te podes queixar muito; olha que eu, nem cozido, nem escalfado, nem estrelado...nada...nem um ovo comi!!!
jokas
De luar a 17 de Abril de 2006 às 12:06
eu como não pude ir visitar a minha neta Alentejana tomei o meu pequeno almoço favorito.
Ovos estrelados com bacon, sumo de tomate, cafe isto tudo na caminha a ver tevisão e de varanda aberta para puder depois fumar um cigarrito no quarto (que é uma coisa q quase nunca faço) Falei com a filha e a neta ao tm e lá se passou mais uma páscoa.
De Balzakiana a 17 de Abril de 2006 às 17:06
Será que um dias os meus ricos netos - que a minha filha ainda há-de fazer- vão falar assim de mim e dos meus ovos mexidos com trufas?
De Manefta a 18 de Abril de 2006 às 01:36
Ora a sua vida de suino é dramatica loool, nem sei como aguenta, e entao o menino preferia mexidos c bacon ? Mas isso não é canibalismo ? Anda sempre a queixar-se q ninguem liga aos bichos e ópois era goela abaixo ? Descanse q um dia destes falo da minha porca favorita, não é essa lool , é a Miss Piggy, e se estiver bem disposta falo no Cocas, visto q me mantive no sapo, é capaz de ficar bem. Ora a avó, mas olhe uma sugestão, para o ano, em vez de ir á hora marcada vá mais cedo, e estrele o menino um ovo á sua avó e leve-lhe á cama, ela bem merece, ser avó devia trazer dividendos, digo eu né, eu aturo o meu filho já a pensar na escravatura dos netos lol apenas e só entenda-se lol Mas se por acaso não a demover do orgulho q tem em ser ela a preparar-lhes os ovos, e por ventura para o ano , forem mm cozidos com casca e tudo, devo dizer-lhe, que se fosse humano e não suino lool teria dez dedinhos, capazes de coisas geniais, como por ex descascar o próprio ovo tá a ver? Como não é percebo o seu drama, mas tb é sobejamente conhecido que os porcos comem de tudo, ainda q seja um porco fofo como o menino, o sistema digestivo nao perdoa. Caro Suino & Cultura, espero q tenha tido uma óptima Páscoa, agradecida mais uma vez pelos seus divertidos comentários. Um beijo e obrigado :)
De ferreira a 22 de Abril de 2006 às 16:36
ISTO DE TER UMA AVÓ É UM PREVILEGIO
GOSTAVA DE TER UMA AVÓ PRA VISITAR E DESABAFAR AS SUAS MALEITAS...E AS MINHAS.

QUANTO AOS OVOS, É INTERSSANTE DA ULTIMA VEZ QUE TIVE DE FRITAR DOIS OVOS PARA ENSINAR OS MEUS FILHOS(UM PRINCIPIO BASICO DE COZINHA" ARREPENDI-ME LOGO. ESMAGUEI OS OVOS DENTRO DA FRIGIDEIRA COM CASCA E TUDO, AINDA HOJE OS MEUS FILHOS GOZAM COM OS MEUS DOTES DE CULINARIA

UM ABRAÇO

"SEM PALAVRAS"
http://latf.blogs.sapo.pt

TOMA LÁ BOLOTA!

.ÚLTIMAS BOLOTAS

. ARROZ DE MARISCO

. DENTES DE LEITE

. CSI: LAS VEGAS

. SOPA DE LEGUMES

. GEL DE BANHO

. ÓCULOS DE SOL

. TODO SOBRE MI MADRE

. FERRO DE ENGOMAR

. LENÇÓIS DE FLANELA

. COLHER DE PAU

. LA LUNA

. PÓ DE TALCO

. HOMEWORK

. MARTELO DE ORELHAS

. ATÉ ONDE SE PODE IR?

. TALHERES DE PEIXE

. MULHOLLAND DRIVE

. PÃO DE LÓ

. THE QUEEN IS DEAD

. ÓLEO DE CEDRO

. BRINCOS DE CEREJA

. JOÃO DO HAWAII

. PASTEIS DE BACALHAU

. CHINELOS DE QUARTO

.OUTRAS BOLOTAS

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.BOLOTOSFERA

.LEVARAM BOLOTAS